sábado, 5 de novembro de 2011

JV Lideral espera até o dia 10 por vaga na Copinha


O presidente do JV Lideral, empresário Walter dos Santos Lira, reuniu-se na última terça-feira (1º), em São Luís, com o coordenador da Copa Maranhão Sub-18, Eurico Pacífico. Na pauta, a questão da participação do time sub-18 do JV Lideral na Copa São Paulo Júnior de 2012.
Em contato com O PROGRESSO, Walter Lira informou que somente na próxima quinta-feira (10) vai saber se o JV Lideral vai participar ou não da Copinha.
Walter Lira informou que a situação não é fácil, porque - na verdade - a Copa Maranhão Sub-18 não é reconhecida como seletiva para a Copinha, já que o Maranhão comprovadamente tem garantida apenas uma vaga, que é o de campeão maranhense sub-18, cujo campeão é o Americano, o único representante maranhense reconhecido pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para a disputa da Copa São Paulo Júnior em 2012.
Segundo Walter, o JV Lideral só garantirá vaga caso exista alguma desistência, fato comum nesta competição a cada ano. Uma desistência já pode acontecer. Um clube do Piauí, que Lira preferiu não mencionar o nome, já estaria nessa condição e pode pintar o JV Lideral na vaga. É nisso também que estão apegados os coordenadores da Copa Maranhão Sub-18.
Mas Walter Lira não deixou de demonstrar toda a sua indignação, porque pode ficar fora da competição depois de ter conquistado o título contra tudo e contra todos, além de ter gasto aproximadamente R$ 100 mil na disputa da Copa Maranhão Sub-18. Walter fez questão de repetir que essa vaga do campeão da Copa Maranhão Sub-18 para a Copa São Paulo Júnior é um engodo. Não existe.
“Caso não consiga a vaga, o JV Lideral vai acionar o seu departamento jurídico e buscar os seus direitos”, avisou Walter Lira.
O time sub-18, que é praticamente o mesmo que vem disputando o Campeonato Amador da Primeira Divisão, vem treinando normalmente e cumprindo o cronograma traçado até a Copinha.

Sub-14 do JV Lideral conquista título inédito

A equipe sub-14 do JV Lideral sagrou-se campeã imperatrizense da categoria na manhã desse domingo (30), após derrotar a equipe do Flamengo nos pênaltis.
O duelo entre tricolores e rubro-negros terminou empatado no tempo normal por 1 a 1. Na decisão por pênaltis, o JV Lideral foi mais eficiente e venceu por 4 a 3, ficando com o título inédito da competição.
O gol que levou o Tricolor para as cobranças de pênaltis foi marcado pelo artilheiro da competição, Yago, aos 35 minutos da etapa inicial. Yago terminou o campeonato com 14 gols e isolado na artilharia.
O Flamengo empatou a partida aos 20 minutos do segundo tempo com Alexandre. Após os intermináveis 80 minutos de muita emoção, a “molecada” do Tratorzinho soltou o grito de é campeão.
Embora o artilheiro do campeonato tenha sido Yago e autor do gol da equipe tricolor, o goleiro Gabriel, que praticou defesas importantes garantindo o empate, foi eleito por unanimidade pela crônica esportiva o melhor jogador da partida.
Para chegar até a conquista do título, a equipe sub-14 do JV Lideral teve uma trajetória de 7 jogos. Na primeira fase, foram 5 jogos com 4 vitórias e uma derrota, exatamente para o Flamengo, por 4 a 1.
Na semifinal, em apenas uma partida, derrotou a equipe do Maranata por um placar apertado de 4 a 3, mas carimbou o passaporte para a grande final contra o rival Flamengo.
A decisão foi completamente cheia de lances emocionantes e de jogadas de efeitos que levaram os pais dos futuros craques ao delírio. Foi uma decisão típica de duas grandes equipes das categorias de base do melhor futebol amador do Maranhão.
Durante todo o percurso em busca do título inédito, dos 21 pontos disputados o Tricolozinho conquistou 16 e perdeu apenas 5 pontos, tornando-se o mais novo campeão da categoria.
O treinador Cassius Kennedy desabafou e agradeceu ao presidente Walter Lira pelo apoio incondicional e parabenizou a postura e a determinação de cada jogador, o que para ele foi fundamental para a conquista do título.

Marty e Pablo: campeões no campo e na quadra

Marty, 17 anos, e Pablo, 16. Apesar de jovens, muitas conquistas, tanto nos campos de futebol como nas quadras, com o futebol de salão. Os dois jovens atletas vêm fazendo uma temporada fantástica com a conquista de títulos tanto nos campos como nas quadras. No futsal, Marty é ala e no futebol de campo, meia. Já Pablo é fixo no futsal e atacante no futebol de campo.
A última conquista dos dois jogadores, revelações das divisões de base do JV Lideral, foi na quadra com a medalha de ouro pelo título de campeão nos Jogos Escolares Maranhenses pelo Colégio Militar Tiradentes (CMT) de Imperatriz. O CMT conseguiu o título ao vencer o Santo Expedito, de São Luís, por 3 a 1, quebrando um tabu que já durava alguns anos.
Os dois jogadores, integrando o time de divisões de base do JV Lideral, disputaram todas as decisões que já aconteceram este ano e em apenas uma foram vice-campeões. Foram nove competições, com oito títulos e um vice-campeonato, que foi pela Copa 2 de Julho, em Salvador.
Pela conquista dos Jogos Escolares Maranhenses de Futsal pelo Colégio Militar Tiradentes, Marty e Pablo vão disputar os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que este ano serão disputados em Curitiba. Para coroar o ano, os dois atletas acreditam piamente que vão disputar a Copa São Paulo Júnior 2012, competição que o JV Lideral ainda está lutando para que ser incluído, já que covardemente o presidente afastado da FMF, Alberto Ferreira, não inscreveu o time tocantino.

Copa Mina de Ouro: Marília consquista as duas categorias Sub-14 e Sub-16

Foi realizada no último final de semana, de forma brilhante, a III Copa Mina de Ouro, promovida anualmente pelo Marília Futebol Clube nas categorias sub-14 e sub-16 e que já faz parte do calendário esportivo da região. Este ano, a competição foi disputada por seis equipes na categoria sub-14 e seis no sub-16. Além do Marília, participaram do torneio times das cidades de João Lisboa, Estreito, Balsas, Riachão, Tocantinópolis, Santa Luzia do Tide e Conceição do Araguaia (PA).
Participaram também, como convidados, Márcio Touson (diretor das categorias de base do Cruzeiro-MG), Sérgio (ex-goleiro), que durante mais de dez defendeu o gol do Palmeiras-SP, além do empresário Giovanni D’Avila (Agent’s Players). Todos eles ficaram impressionados não somente com a estrutura do Azulão da BR, mas também com o alto nível dos atletas. Antes do início do torneio, os convidados tiveram uma longa conversa com a garotada, cada um falando da sua trajetória no mundo do futebol.
O Marília foi absoluto, conquistando o título nas duas categorias. No sub-14, o Azulão sagrou-se bicampeão (2010/11) vencendo na final a Ponte Preta-PA por 3 a 1, tendo João Vitor (Marília) como artilheiro com 4 gols e Elias Silva (Marília) como melhor goleiro, apenas 1 gol sofrido. No sub-16, Marília e Estreito se enfrentaram na final e o Azulão não teve dificuldades, venceu por 4 a 0, conquistando o título pela segunda vez (2008/11). O artilheiro foi Alex Batista (Marília), com 3 gols, e o melhor goleiro foi Pedro Tedesco (Marília), com 2 gols sofridos.
Os atletas revelação do torneio foram Paulo Henrique (lateral direito, sub-14 do Marília), Clayton Reis “Japinha” (atacante, sub-14 do Marília), Igor Adriano (quarto zagueiro, sub-14 do Tocantinópolis) e Charles (meia atacante, sub-16 do Marília). Eles foram selecionados por Márcio Touson e devem se apresentar até o dia 5 de novembro na Toca da Raposa, onde ficarão em teste no time mineiro por quinze dias.
O próximo grande desafio do Azulão será o Pará-Tocan, um dos maiores torneios de futebol de base do norte do país, que será disputado na cidade de Conceição do Araguaia-PA, de 11 a 15 de novembro. A delegação do Marília viaja dia 10 e disputará nas categorias sub-14 e sub-16.

Alberto Ferreira deixa o JV Lideral fora da Copa São Paulo Júnior

A notícia estourou como uma bomba na manhã dessa sexta-feira (21) em todo o Maranhão. O time sub-18 do JV Lideral, campeão da Copa Maranhão, está fora da Copa São Paulo Júnior de 2012.
O JV Lideral não consta na tabela da Copinha, divulgada ontem pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Segundo informações da Ilha, Alberto Ferreira determinou ao ex-diretor de competições da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Jorge Ferreira, que não fizesse a inscrição do JV Lideral na Copinha. Isso em retaliação por Walter Lira, em seu depoimento à promotora Lítia Cavalcanti, ter acusado Alberto Ferreira de ter recebido dinheiro de uma empresa de produtos farmacêuticos como patrocínio aos clubes e não ter repassado aos mesmos, nem prestado conta no balanço geral da entidade.
O depoimento de Walter Lira e o do presidente da Liga Imperatrizense de Futebol (LIF), Esmeraldo Júnior, que também recebeu retaliações, foram fundamentais para que o Ministério Público pedisse a saída de Alberto e toda a sua diretoria da FMF.
O presidente Walter Lira, em conversa com a reportagem de O PROGRESSO, demonstrou toda a sua indignação e afirmou que vai até as últimas consequências para garantir o direito do JV Lideral em participar da Copa São Paulo Júnior de 2012. “Vou acionar o departamento jurídico e vamos buscar os nossos direitos. Nada tem a ver uma coisa com a outra. Ganhamos a vaga em campo, competindo contra tudo e contra todos, e não vamos entregar de mão beijada”, disse Lira, bastante irritado.
O primeiro passo do presidente Walter Lira foi entrar em contato com o coordenador da Copa Maranhão Sub-18, Eurico Pacífico. Este informou a Walter Lira que toda a documentação do JV Lideral foi entregue na FMF para que fosse feita a inscrição do time na Copinha.
Alberto Ferreira, que de propósito prejudicou o JV Lideral, fez mais essa antes dele e de toda a sua diretoria serem afastados da Federação Maranhense de Futebol.

Fonte: Jornal O Progresso